Neste domingo, Canavieiras comemora aniversário com inaugurações
No dia 25 de maio próximo (domingo) o município de Canavieiras completa 123 anos de emancipação político-administrativa. E para comemorar a importante data cívica, a Prefeitura realiza uma programação com diversas apresentações culturais e a entrega simbólica de equipamentos públicos construídos recentemente.
A Vila de Canavieiras foi elevada à categoria de cidade em 25 de maio de 1891, por ato do Governador da Bahia, José Gonçalves da Silva. Segundo os historiadores, o “título seria apenas honorífico, pois não importava em mudança significativa no status do município”, pois em 13 de dezembro de 1832 alcançou a independência administrativa com o título de Vila Imperial, cujo Auto de Aclamação ocorreu em 17 de novembro de 1832.
De acordo com a programação, as comemorações da Emancipação de Canavieiras serão iniciadas às 19 horas do dia 23 de maio (sexta-feira), com a realização de um sarau na praça da Bandeira, em frente ao prédio da Secretaria da Educação. Manifestações culturais das mais diversas linguagens serão apresentadas no evento.
No dia 24 (sexta-feira), a partir das 13 horas, será iniciado o VI Festival de Filarmônicas do Litoral Sul da Bahia (Felis-BA), uma promoção do Grupo Musical 2 de Janeiro em parceria com a Prefeitura. Filarmônicas de sete cidades baianas, além das Filarmônicas 2 de Janeiro e Lyra do Commercio, ambas de Canavieiras.
A programação do dia 25 de maio, data do aniversário de emancipação de Canavieiras, terá início às 5 horas, com alvorada pirotécnica; às 7 horas, Missa Solene na Igreja Matriz de São Boaventura, celebrada pelo padre Euvaldo; às 8h30min, hasteamento das Bandeiras do Brasil, Bahia e Canavieiras, com a presença de autoridades e convidados.
Após a cerimônia de hasteamento, o prefeito Almir Melo fará um pronunciamento à população, ao mesmo tempo em que inaugura, simbolicamente as escolas do Ensino Fundamental II construídas nos povoados do Puxim e Pimenteiras, bem como a escola do Ensino Fundamental I construída na região das Dragas.
Ainda no domingo (25), em seguida ao hasteamento das bandeiras no Paço Municipal, haverá o desfile cívico com a participação das escolas municipais. À tarde, das 13 às 15 horas, será realizado a apresentação de fanfarras de Canavieiras e outras cidades convidadas.